A Nasa divulgou nesta terça-feira (12) que conseguiu calcular o tamanho do núcleo de gelo do maior cometa já flagrado na história. Com o nome de C/2014 UN271 (Bernardinelli-Bernstein), o corpo celeste tem diâmetro de 130 km, o que o torna 50 vezes maior do que a maioria dos cometas conhecidos.
+ Nasa usa Lua e avião espião para calibrar satélites; entenda
+ Sonda da Nasa faz registro impressionante de Júpiter e suas luas
+ Hubble identifica Earendel, a estrela mais distante já vista da Terra
O cálculo foi feito a partir de imagens produzidas pelo telescópio espacial Hubble. O grande desafio foi separar o núcleo da coma do cometa, que é a nuvem de poeira e gás que circunda o corpo celeste.
O cometa C/2014 UN271 foi descoberto pelos astrônomos Pedro Bernardinelli e Gary Bernstein em imagens de arquivo do Dark Energy Survey. Até então, o recordista era o cometa C/2002 VQ94, com um núcleo de 97 km.
Ainda de acordo com a Nasa, o cometa gigante está muito distante da Terra. Viajando pelo espaço a uma velocidade de pouco mais de 35.000 km/h nos limites do Sistema Solar, deverá chegar, no máximo, a uma distância de 1,6 bilhão de quilômetros do Sol. O equivalente a distância da Terra e do planeta Saturno. E isso deverá acontecer apenas em 2031.